Continuous and bimonthly publication
ISSN (on-line): 1806-3756

Licença Creative Commons
5468
Views
Back to summary
Open Access Peer-Reviewed
Educação Continuada: Metodologia Científica

Desenvolvendo a capacidade de pesquisa na América Latina e no Brasil: o programa MECOR

Building research capacity in Latin America and in Brazil: the MECOR program

Juliana Carvalho Ferreira1,2, Irma de Godoy3, Marcia Pizichinni4, Ana Menezes5, Cecilia María Patino1,6

DOI: 10.36416/1806-3756/e20210501

O QUE É MECOR?
 
Methods in Epidemiologic, Clinical, and Operations Research (MECOR, Métodos em Pesquisa Epidemiológica, Clínica e Operacional) é um programa de treinamento criado pela American Thoracic Society (ATS) para desenvolver a capacidade de pesquisa clínica em países de baixa e média renda em todo o mundo, com o objetivo de melhorar a saúde respiratória nessas regiões. O programa começou na América Latina em 1994 e agora é oferecido em sete países/regiões ao redor do globo. Na América Latina, o programa é uma parceria entre a ATS, a Asociación Latinoamericana de Tórax (ALAT) e quatro outras sociedades respiratórias: a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a Sociedad Mexicana de Neumología y Cirugía de Tórax, a Asociación Colombiana de Neumología y Cirugía de Tórax e a Asociación Argentina de Medicina Respiratoria.
 
O objetivo do Programa MECOR é treinar pesquisadores, acadêmicos, médicos e profissionais de saúde pública para delinear e conduzir pesquisa cientifica rigorosa e reproduzível que seja relevante para as necessidades dos ambientes em que trabalham.(1) Em última análise, o programa tem como objetivo melhorar a saúde pulmonar global por meio do desenvolvimento da capacidade de pesquisa local, nacional e regional.(1)
 
MECOR NO BRASIL
 
O programa é realizado em um país da América Latina durante uma semana todos os anos. O primeiro curso MECOR no Brasil foi em São Paulo em 1997. Desde então, o curso já foi realizado no Brasil sete vezes, incluindo o curso MECOR 2021, que foi on-line devido à pandemia COVID-19. Nestes 27 anos, 621 alunos brasileiros já cursaram o MECOR, correspondendo a aproximadamente 35% do total de alunos (Figura 1). Porém, quando o curso é realizado no Brasil, aproximadamente 60% dos alunos são de diferentes regiões do Brasil.
 

 
IMPACTO
 
Dado que o MECOR é um programa de capacitação em pesquisa, o impacto esperado é que os graduados latino-americanos prosperem como pesquisadores em medicina respiratória, terapia intensiva e medicina do sono e produzam ciência que tenha relevância regional, melhorando a saúde pulmonar na América Latina. O desafio tem sido mensurar esse impacto, tarefa priorizada pelo comitê de planejamento estratégico do programa. Embora ainda não tenhamos indicadores objetivos de impacto de longo prazo, muitos graduados tornaram-se líderes em medicina respiratória, terapia intensiva e medicina do sono, bem como professores em universidades latino-americanas e pesquisadores reconhecidos internacionalmente. Destacamos que, desde 2012, tanto as diretoras do programa quanto os líderes de seus cursos são formados pelo MECOR, todos os docentes são latino-americanos, a maioria formada no programa, e todos os professores assistentes são ex-alunos do programa. Isso mostra que o MECOR forma cientistas/educadores que podem manter o nível de excelência do programa. Destacamos outro importante produto do programa MECOR na América Latina: a série de educação continuada publicada neste Jornal. As co-diretoras do programa MECOR vêm contribuindo com o JBP com trabalhos sobre metodologia científica desde 2015, produzindo mais de 30 manuscritos que receberam centenas de citações.
 
PARCERIA MECOR E SBPT
 
A missão do programa MECOR — desenvolver capacidade de pesquisa em medicina respiratória — está alinhada com a missão da SBPT, que é promover crescimento profissional contínuo e excelência e estimular parcerias e pesquisa científica.(2) Ao longo desses 27 anos de MECOR na América Latina, a parceria resultou na participação de muitos membros da SBPT no programa MECOR, muitos dos quais se tornaram líderes da SBPT. Também fortaleceu a parceria da SBPT com a ALAT e a ATS, em um esforço coordenado para contribuir com o desenvolvimento de futuros líderes em medicina respiratória no Brasil e na América Latina.
 
POR QUE PARTICIPAR DO PROGRAMA MECOR?
 
Durante seu tempo no programa MECOR, os alunos aprendem como criar e implementar um projeto de pesquisa que seja relevante para o seu ambiente e como analisar, interpretar e comunicar suas descobertas na forma de um manuscrito científico.(3) O processo é concluído ao longo de três anos, e os alunos aprendem muitas habilidades de pesquisa, além de bioestatística básica, avaliação crítica da literatura e habilidades de apresentação. Além disso, eles se relacionam com colegas de outras regiões e países e se tornam parte de uma comunidade que parece uma família. Essa nova comunidade é muitas vezes uma experiência que muda suas carreiras e suas vidas.
 
REFERÊNCIAS
 
1.            American Thoracic Society (ATS) [homepage on the Internet]. New York: ATS. MECOR program [cited 2021 Dec 1]. Available from: https://www.thoracic.org/about/global-public-health/mecor-program/index.php
2.            Sociedade Brasileira de Tisiologia e Pneumologia (SBPT) [homepage on the Internet]. Brasília: SBPT [cited 2021 Dec 1]. Sobre a SBPT. Available from: https://sbpt.org.br/portal/quem-somos-sbpt/
Asociación Latinoamericana del Tórax (ALAT) [homepage on the Internet]. Montevideo: ALAT [cited 2021 Dec 1]. Métodos em Pesquisa Epidemiológica, Clínica e Operacional (MECOR). Available from: https://alatorax.org/pt/mecor

Indexes

Development by:

© All rights reserved 2024 - Jornal Brasileiro de Pneumologia