Continuous and bimonthly publication
ISSN (on-line): 1806-3756

Licença Creative Commons
8668
Views
Back to summary
Open Access Peer-Reviewed
Editorial

Divulgação do fator de impacto do Jornal Brasileiro de Pneumologia: consolidação de um longo e árduo trabalho

Publication of the impact factor of the Brazilian Journal of Pulmonology: a milestone on a long and arduous journey

Carlos Roberto Ribeiro Carvalho, Bruno Guedes Baldi, Carlos Viana Poyares Jardim, Pedro Caruso

O atual Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP) nasceu em 1975 como Jornal de Pneumologia, sendo o Dr. Manoel Lopes dos Santos seu primeiro Editor. Tinha a missão de ser o órgão oficial de uma nova associação de especialidade que estava se organizando. Desde então, vem sendo publicado de maneira ininterrupta.

Em outubro de 1978, com a fusão da Sociedade Brasileira de Pneumologia com a Federação Brasileira das Sociedades de Tuberculose e Doenças Respiratórias, foi criada uma nova sociedade, passando a se chamar Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, que adotou como data de sua fundação a da Federação Brasileira das Sociedades de Tuberculose e Doenças Respiratórias, que é 1937.

Inicialmente, era uma publicação trimestral. Desde os primeiros editoriais ficava evidente a dificuldade de se obter artigos originais suficientes para manter a publicação. O trabalho duro de muitos editores nesses 37 anos, mantendo sua fundamental periodicidade, propiciou que nosso periódico atingisse a posição que hoje ocupa. Após o Dr. Manoel vieram Bruno Carlos Palombini, Carlos Frazzatto Junior, José Roberto B. Jardim, Miguel Bogossian (Secretária Científica: Ana Luisa G. Fernandes), Nelson Morrone (Secretária Científica: Eliana Sheila Mendes), Carlos Alberto C. Pereira (Secretários Científicos: Luiz Fernando F. Pereira e Sonia Faresin), Thais A. Queluz (Secretário Científico: Hugo Bok Yoo), Geraldo Lorenzi Filho (Secretária Científica: Elnara Márcia Negri) e José Antonio Baddini Martinez. Após 1998, tivemos três secretárias administrativas; Conceição Silva, Priscilla Bovolenta e, atualmente, Luana Campos.

O JBP ganhou maior destaque internacional a partir de 2002, com sua inclusão no SciELO e, principalmente, após 2006, com sua indexação no sistema PubMed/Medline.

Todo esse reconhecimento culminou com o resultado do Fator de Impacto divulgado pelo Journal of Citation Reports ao final do semestre passado. Em 2009 e 2010, foram publicados 274  artigos no nosso Jornal, que foram citados em 381 artigos de revistas científicas dessa mesma base de dados, o que resultou no nosso atual fator de impacto: 1,391. Esse valor é digno de orgulho para toda a comunidade de pesquisadores que trabalham com doenças respiratórias em nosso país, assim como é de enorme importância para nossa Sociedade, uma vez que o JBP é periódico oficial da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Esse atual número representa o reconhecimento nacional e internacional de nossa revista. O fator de impacto de um Jornal representa uma forma relativa de se avaliar a importância desse periódico dentro do seu campo de atuação. O primeiro índice do JBP indicou que somos a quarta revista científica brasileira, dentre as 93 que fazem parte da base de dados Thomson Reuters Journal Citation Reports. Temos o terceiro maior fator de impacto da área médica e o primeiro entre as revistas de especialidades. Tudo isso, mesmo sendo a primeira vez que nossos artigos são avaliados. Nas avaliações da pós-graduação realizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no triênio atual, somos categoria B2 na Medicina I, o que conta 40 pontos por artigo publicado e sem limites para a inclusão de artigos da nossa revista.

Nossa responsabilidade como Editores aumentou tremendamente. Esse resultado é produto do trabalho de todos Editores que nos antecederam e principalmente dos pesquisadores que enviaram seus artigos para serem avaliados pela equipe de Editores Associados e revisores que trabalharam ao longo desses anos, contribuindo de maneira fundamental para que o JBP alcançasse este reconhecimento.

O grande desafio que se impõe a partir desse momento em que o JBP passou a ser internacionalmente reconhecido é a busca constante para melhora da qualidade dos artigos que serão publicados, com o objetivo de, não apenas mantermos, mas elevarmos seu Fator de Impacto. A partir desse ponto, a tendência é que o número de artigos submetidos pelos pesquisadores nacionais e internacionais se amplie e, nesse contexto, será fundamental a participação contínua de todos os editores e revisores no sentido de agilizar o processo de revisão dos artigos, o que é essencial para a manutenção da qualidade de um periódico no cenário internacional. E principalmente, convidamos a todos a enviar seus estudos para o nosso Jornal Brasileiro de Pneumologia.

O trabalho está só começando, mas esse início foi muito bom.



Carlos Roberto Ribeiro Carvalho
Editor Chefe
do Jornal Brasileiro de Pneumologia

Bruno Guedes Baldi
Editor Executivo
do Jornal Brasileiro de Pneumologia

Carlos Viana Poyares Jardim
Editor Executivo
do Jornal Brasileiro de Pneumologia

Pedro Caruso
Editor Executivo
do Jornal Brasileiro de Pneumologia


Indexes

Development by:

© All rights reserved 2024 - Jornal Brasileiro de Pneumologia