Continuous and bimonthly publication
ISSN (on-line): 1806-3756

Licença Creative Commons
5457
Views
Back to summary
Open Access Peer-Reviewed
Educação Continuada: Metodologia Científica

Como redigir um curriculum vitae – conselhos para jovens pesquisadores

How to write a curriculum vitae – advice for young researchers

Juliana Carvalho Ferreira1,2

DOI: 10.36416/1806-3756/e20220144

CENÁRIO PRÁTICO
 
Uma residente em pneumologia no Brasil está planejando se candidatar a uma posição como aluna em um prestigiado programa de doutorado em outro estado. Ela consultou o site do programa e ficou sabendo que, para se candidatar, além de outras documentações, precisava de uma versão completa e atualizada de seu curriculum vitae (CV) na Plataforma Lattes. Ela percebe que seu CV é um dos documentos mais importantes no processo de candidatura, uma vez que seu conteúdo pode ser comparado com o de outros candidatos ao doutorado. Portanto, ela busca ajuda para garantir que seu currículo na Plataforma Lattes não apenas esteja atualizado, mas que a ajude a se destacar como uma boa candidata ao programa de pós-graduação.
 
O QUE É A PLATAFORMA LATTES
 
A Plataforma Lattes é uma plataforma eletrônica de âmbito nacional de currículos acadêmicos adotada pela maioria das agências de fomento, instituições acadêmicas e institutos de pesquisa no Brasil. Foi lançada em 1999 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está integrada a bancos de dados de outras instituições, como SciELO, Scopus e CrossRef, além de bancos de dados universitários, dando ao usuário da plataforma a possibilidade de acessar informações do CV do pesquisador, incluindo suas conexões com instituições acadêmicas e financiamentos prévios.(1)
 
Como o sistema da Plataforma Lattes é adotado quase que universalmente pelas instituições acadêmicas no Brasil e proporciona padronização do processo de inclusão de itens no CV acadêmico, qualquer pessoa que acesse a plataforma pode consultar o CV de um pesquisador e utilizá-lo para avaliar e comparar pesquisadores, alunos e instituições.
 
POR QUE O CV É TÃO IMPORTANTE NA MEDICINA ACADÊMICA?
 
Um CV é um portfólio profissional da carreira acadêmica de um pesquisador. Em muitas situações, é a primeira impressão que um futuro supervisor acadêmico, empregador ou agência de financiamento terá do pesquisador. Ele conta a história profissional do pesquisador e, mesmo em uma primeira olhada, deve apresentar informações de forma que destaque os pontos fortes e a expertise que mostrem que o candidato tem o perfil perfeito para a função a que está se candidatando.
 
Uma das partes mais importantes de um CV é a declaração pessoal (personal statement) – descrita como o “Resumo” na plataforma – com tamanho de um a três parágrafos, no qual o pesquisador resume sua história acadêmica, cargo atual, realizações e interesses. Em alguns casos, a declaração pessoal é mais longa e é utilizada para se candidatar a prêmios ou financiamentos.(2) A Plataforma Lattes apresenta a declaração pessoal como o primeiro e o mais visível item do CV. A plataforma gera um texto padronizado automaticamente, extraindo informações de outros itens padronizados, como educação/treinamento e cargos atuais. No entanto, os pesquisadores podem (e devem) editar esta seção periodicamente, certificando-se de que o texto esteja bem escrito e que conte sua história profissional de forma que transmita o que os torna aptos para o cargo para o qual estão se candidatando.
 
 
QUAIS SÃO OS ELEMENTOS A SER INCLUÍDOS NO CV?
 
Mesmo jovens pesquisadores, com pouca ou nenhuma experiência anterior em pesquisa, podem e devem ter um CV impressionante e compatível com o cargo para o qual estão se candidatando. Um pesquisador experiente, solicitando um grande financiamento, destacará suas publicações, atividades de ensino e sucessos anteriores com financiamentos acadêmicos. Jovens pesquisadores como a residente do cenário prático devem destacar sua formação, incluindo as instituições onde se formaram; sua motivação para aprender, como participação em congressos acadêmicos e médicos; serviços comunitários, como voluntariado em projetos acadêmicos; e habilidades técnicas, como a capacidade de se comunicar em línguas estrangeiras. A Tabela 1 mostra a estrutura básica de um CV acadêmico na Plataforma Lattes. Existem outros modelos, é claro, mas a estrutura geral é mais ou menos a mesma.


 
DICAS PARA ESCREVER UM ÓTIMO CV
 

  1. Certifique-se de que as informações mais importantes venham primeiro (geralmente na declaração pessoal) e sejam bem escritas, breves e fáceis de ler.

  2. Certifique-se de incluir todos os itens importantes na ordem exigida pela instituição.

  3. Se você não estiver usando uma plataforma padronizada como a Plataforma Lattes, formate seu CV de forma consistente no uso de fontes, quebras de linha, marcadores e outros detalhes.

  4. Revise seu CV para corrigir erros ortográficos e gramaticais.

  5. Seja honesto e consistente. Mentir no seu CV gera uma má reputação.


 
REFERÊNCIAS
 
1.            Jericho BG, Ilgen JS, Gottlieb-Smith R, Simpson D, Sullivan GM. How to Write Your Curriculum Vitae. J Grad Med Educ. 2019;11(3):333-334. https://doi.org/10.4300/JGME-D-19-00221.1
2.            Tay A. Sell yourself and your science in a compelling personal statement. Nature. 2021;593(7857):153-155. https://doi.org/10.1038/d41586-021-01101-z

Indexes

Development by:

© All rights reserved 2025 - Jornal Brasileiro de Pneumologia