Continuous and bimonthly publication
ISSN (on-line): 1806-3756

Licença Creative Commons
20496
Views
Back to summary
Open Access Peer-Reviewed
Educação continuada: Imagem

Padrão de pavimentação em mosaico

Crazy-paving pattern

Bruno Hochhegger1,2, Roberto Schumacher Neto1, Edson Marchiori3,4

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37562016000000275

Homem de 41 anos, agricultor, tabagista (45 maços-ano), apresentando dispneia progressiva há cerca de sete meses, com necessidade de suplementação de oxigênio domiciliar. Previamente hígido. Ao exame físico apresentava leve des-conforto respiratório, com estertores crepitantes bilaterais nas bases pulmonares e SpO2 de 81% em ar ambiente. Não apresentava anemia ou alteração no leucograma, e os demais exames laboratoriais estavam normais. A TCAR mostrou extensas opacidades com atenuação em vidro fosco associadas com espessamento de septos inter e intralobulares, assim como algumas áreas com predomínio de consolidações, principalmente nos segmentos basais e posteriores (Figura 1).

 






Esse paciente apresenta um achado de imagem descrito na TCAR como padrão de pavimentação em mosaico, que é caracterizado por opacidades em vidro fosco difusas no parênquima pulmonar, associadas a espessamento de septos inter e intralobulares.



As principais doenças que cursam com esse padrão podem ser divididas em agudas e crônicas; associando-se à evolu-ção temporal os dados clínicos e radiológicos, geralmente se consegue chegar a um diagnóstico etiológico específico.



As causas de padrão de pavimentação em mosaico com evolução crônica na TC são principalmente as pneumonias in-tersticiais, que costumam estar associadas a opacidades reticulares, brônquio/bronquiolectasias de tração e distorção arquitetural, com ou sem faveolamento; o adenocarcinoma de crescimento lepídico, que tem crescimento lentamente progressivo e costuma se apresentar com perda ponderal, anorexia, tosse branda, sendo por vezes até assintomático; a pneumonia lipoídica, muitas vezes associada a distúrbios facilitadores de aspiração crônica, como distúrbios da motilida-de do trato gastroesofágico ou da deglutição associados ao uso de óleo mineral, podendo-se identificar à TC a pavimen-tação em mosaico, predominando em segmentos posteriores e inferiores dos pulmões, e consolidações com atenuação de gordura; e a proteinose alveolar, que é uma doença rara caracterizada por uma desregulação na depuração do surfactan-te pulmonar, resultando em um preenchimento alveolar por material rico em proteínas e lipídios associado a uma respos-ta inflamatória intersticial, que está fortemente associada ao tabagismo e que tomograficamente se apresenta como pa-vimentação em mosaico de evolução crônica e distribuição difusa, porém com predomínio central e, por vezes, com áreas lobulares e bem delimitadas de preservação do parênquima pulmonar.



No caso desse paciente previamente hígido, com história de tabagismo importante e um padrão de pavimentação em mosaico de evolução crônica na TC, foram considerados inicialmente os diagnósticos de neoplasia e proteinose alveolar como principais hipóteses, sendo realizada biópsia pulmonar que confirmou o diagnóstico de proteinose alveolar.



LEITURA RECOMENDADA



1. Rossi SE, Erasmus JJ, Volpacchio M, Volpacchio M, Franquet T, Castiglioni T, McAdams HP. "Crazy-paving" pattern at thin-section CT of the lungs: radiologic-pathologic overview. Radiographics. 2003;23(6):1509-19. http://dx.doi.org/10.1148/rg.236035101

Indexes

Development by:

© All rights reserved 2024 - Jornal Brasileiro de Pneumologia