Continuous and bimonthly publication
ISSN (on-line): 1806-3756

Licença Creative Commons
8445
Views
Back to summary
Open Access Peer-Reviewed
Cartas ao Editor

Pavilhão Pereira Filho comemora 40 anos

Pavilhão Pereira Filho celebrates 40 years in operation

Paulo José Zimermann Teixeira

O Pavilhão Pereira Filho, Serviço de Doenças Pulmonares da Santa Casa de Porto Alegre, comemorou neste mês de outubro os seus 40 anos. Comemorar 40 anos parece, acima de tudo, festejar um momento em que um longo caminho já foi trilhado, grande experiência já foi adquirida e vários erros e acertos foram cometidos. Já os seus integrantes, que dão vida a esse pavilhão, iniciam suas atividades aos vinte e poucos e se vão aos setenta e poucos anos. Com todos esses anos de trabalho, fica fácil entender que muito já foi feito e que muito se vai fazer.

Enumerar todos os feitos do Pavilhão Pereira Filho, nestes 40 anos, poderia parecer enfadonho. No entanto, foram esses feitos que marcaram gerações de pneumologistas gaúchos e não gaúchos. Esses mesmos feitos fizeram com que muitos dos que por lá passaram tenham nutrido o desejo de nunca mais sair, talvez até morrer por lá... Por vezes, até se ressuscita por lá.

A maneira de ver os doentes e as doenças, de enfrentar os desafios diagnósticos, a obstinação por palavras gramaticalmente corretas, os radiogramas de tórax, o penetrado de mediastino, as punções transcutâneas, os atributos da dor e a tosse crônica fizeram este lugar muito peculiar. O contraste entre o tradicional e o arrojado fez com que em vários momentos se pensasse que até seria possível trocar as próprias mentes e sentimentos, como num transplante, para a construção do lugar ideal. Mas, aos 40 anos, percebe-se que várias trocas seriam meramente pretensiosas e que a melhor solução é trabalhar muito.

E muito se trabalhou e avançou nesses 40 anos. Mas não vamos olhar para o passado de maneira nostálgica. Vamos, sim, buscar nele a bagagem e a maturidade para enfrentar os desafios de hoje e de amanhã.

Peço licença, senhor editor, para cumprimentar aqueles conhecidos e reconhecidos por todos nós: Parabéns Dr. Nelson Porto, Dr. Bruno Palombini, Dr. José Moreira, Dr. Luis Carlos Correa da Silva, Dr. Jorge Hetzel, Dr. José Camargo, Dr. José Carlos Felicetti e Dr. Arthur Burlamaque. Mas peço licença também, para cumprimentar o Dr. Adalberto Rubin, Dr. Carlos Villanova, Dr. Paulo Cardoso, Dr. Eduardo Garcia, Dra. Beatriz Moraes, Dra. Deise Alt, Dra. Ana Luiza Moreira, Dr. Luciano Correa da Silva, Dr. Marcio Hetzel, Dr. Spencer Camargo, Dr. Cristiano Feijó, Dr. Paulo Goldenfun, Dr. Marcelo Rocha, Dra. Paula Berto, Dra. Daniela Bonamigo, Dr. Jackson Volkart, médicos residentes e estagiários, enfermeiros, fisioterapeutas e funcionários pelos esforços que empreendem no dia-a-dia. Parabéns a todos nós que mantemos esse Pavilhão Pereira Filho e que hoje tornamos possível vislumbrar as comemorações dos 50, dos 60, dos 70...
___________________________________________________________________
1. Pneumologista do Pavilhão Pereira Filho. Presidente eleito da SPTRS para o biênio 2006-2007.

Indexes

Development by:

© All rights reserved 2024 - Jornal Brasileiro de Pneumologia