Continuous and bimonthly publication
ISSN (on-line): 1806-3756

Licença Creative Commons
7899
Views
Back to summary
Open Access Peer-Reviewed
Editorial

O fator de impacto do Jornal Brasileiro de Pneumologia está chegando

The impact factor for the Brazilian Journal of Pulmonology is arriving

Carlos Roberto Ribeiro Carvalho

O Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP) está em um momento de transição. Estamos no último número de 2011. Algumas mudanças foram implementadas ao longo deste ano. Juntamente com os Editores Executivos (Pedro Caruso, Bruno Baldi e Carlos Jardim), desenvolvemos algumas ações que visam a melhorar nossa posição entre os periódicos brasileiros responsáveis pela difusão da pesquisa brasileira.

Na avaliação de 2010 do SCImago Journal  Country Rank,(1) o JBP aparece em 50º lugar entre as 93 principais revistas científicas da área respiratória publicadas no mundo. É a primeira revista latino-americana nessa avaliação e ocupa a 11ª posição entre as publicações científicas brasileiras na área médica.

Todo esse reconhecimento e visibilidade internacional só devem crescer a partir de 2012, quando será divulgado, pelo Journal Citation Reports, o fator de impacto do nosso JBP. Ou seja, ao longo deste ano, os artigos publicados em 2009 e 2010 têm sido avaliados quanto às citações que receberam pelas publicações científicas para a definição desse fator de impacto.

Utilizando a mesma metodologia que a Thomson Reuters, o SCImago estima que o fator de impacto atual do JBP é de 0,97 (Figura 1). A diferença entre os dois índices reside em um número maior de periódicos constantes da base de dados SciVerse Scopus, utilizada pelo SCImago, possuindo uma forte e significativa correlação.(2)



Na Figura 1, podemos observar que, a partir de 2004, ou seja, em sete anos, com a introdução do JBP na base de dados Scopus, a classificação pelo ranking do SCImago passou a ser realizada (linha amarela). A comparação com a metodologia de número de citações em dois anos, semelhante à do fator de impacto da Thomson Reuters (linha roxa), indica que o provável valor, que será divulgado em 2012, deverá ficar por volta de 1,0. Se isso realmente se concretizar, teremos a oportunidade de receber artigos de melhor qualidade e de competir com revistas de reconhecida abrangência internacional.

A internacionalização dos periódicos brasileiros tem sido alvo de discussão na Associação Médica Brasileira, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e também na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O índice SCImago deverá ser também utilizado e valorizado, além do fator de impacto do ISI Web of Knowledge, na avaliação dos programas de pós-graduação e dos pesquisadores brasileiros.

Nesse contexto, a participação dos revisores é fundamental na qualificação do JBP. Seu trabalho voluntário e anônimo é o que contribui para a qualidade da revista, não somente definindo se um artigo deve ou não ser publicado, mas, principalmente, com sua expertise, através de sugestões que contribuem para deixar o manuscrito mais adequado.

Reafirmo que o JBP pertence a toda comunidade interessada nas afecções torácicas e que está pronto para assumir o papel de principal veículo de difusão da pesquisa respiratória brasileira em condições de competir com outros periódicos de circulação internacional.


Carlos Roberto Ribeiro Carvalho
Editor-Chefe do Jornal Brasileiro de Pneumologia



Referências

1. SCImago [homepage on the Internet]. Granada: SCImago [cited 2010 Dec 5]. SCImago Journal  Country Rank. Available from: www.scimagojr.com

2. Rocha e Silva, M. Reflexões críticas sobre os três erres, ou os periódicos brasileiros excluídos. Clinics (Sao Paulo). 2011;66(1):3-7.



Indexes

Development by:

© All rights reserved 2024 - Jornal Brasileiro de Pneumologia